Ricardo Pessanha

Jornalista e escritor

Ainda na faculdade de jornalismo (UFRJ -1982), Ricardo Pessanha começou a escrever sobre música em jornais estudantis, e nunca mais parou. Sem que fizesse disso um objetivo, sua trajetória no jornalismo foi, desde o início, predominantemente voltada para o exterior.

Sua carreira tomou impulso em 1986, quando conheceu Chris McGowan, jornalista da Billboard baseado em Los Angeles, que estava no Brasil para fazer um grande suplemento especial sobre a música brasileira. Neste projeto atuou como consultor, orientando McGowan sobre os principais nomes e tendências da nossa música. Voltando aos Estados Unidos, McGowan propôs escrever em parceria um livro sobre a música popular brasileira na língua inglesa. Daí nasceu um projeto, que aprovado pela Billboard Books, transformou-se no The Brazilian Sound, livro que para muitos é o melhor já publicado no exterior sobre a nossa música. No site há vários comentários sobre o livro publicados na imprensa internacional. Em 1999, The Brazilian Sound foi o livro mais vendido na livraria virtual Amazon.com, no gênero World Music.

À primeira edição americana (1991) seguiram-se as edições inglesa (The Billboard Book of Brazilian Music - Guinness Publishing - 1991), a alemã (Samba, Bossa Nova und die Klänge Brasiliens - Hannibal - 1993), a segunda edição americana, atualizada e revista (Temple University Press -1998), a francesa (Le Son du Brésil), lançada em 2001 em Paris pela Éditions Lusophone e a japonesa em 2003. A terceira edição americana do livro foi lançada em dezembro de 2008, pela Temple University Press.

Para publicação na França, escreveu, em parceria com a escritora e tradutora Carla Cintia Conteiro, uma biografia de Caetano Veloso. "L'Âme Brésillienne" foi lançado em maio de 2008 pela Editions Demi-Lune - Paris. Neste momento, está finalizando mais uma obra para a editora francesa: a biografia de Gilberto Gil, também em parceria com Carla Cintia Conteiro.

Ainda para a Billboard, cobriu o Rock in Rio II em parceria com o jornalista americano John Lennart.

Foi também redator free-lance da revista Mad, colaborador do jornal AfroReggae e redator de notícias das rádios Manchete FM e Roquette Pinto.

Atuou por dois anos como correspondente no Brasil da revista The Beat, de Los Angeles, contribuindo com artigos e entrevistas com grandes nomes da MPB. Para a exportadora de CDs brasileiros HPI, editou durante dois anos o seu boletim de lançamentos publicado em todo o mundo. Para a Musicrama, grande distribuidora de CDs importados nos Estados Unidos, escreveu press releases e perfis de artistas brasileiros para inclusão em seu newsletter.

Durante cinco anos redigiu a versão em inglês do suplemento mensal da Universal Music que promovia seus últimos lançamentos. Faz também versões e traduções de press releases, de letras de músicas, de legendas e entrevistas para DVD, e cria liner notes originais para discos lançados no exterior. Esse tipo de trabalho que começou fazendo somente para a Universal se estendeu para outras gravadoras: Trama, Warner, MZA e Delira.

Para a gravadora americana Putumayo Records, a maior gravadora de world music do planeta, tem feito versões para inglês de letras de músicas, releases, liner notes, e perfis originais de artistas brasileiros incluídos em seus lançamentos. Faz regularmente trabalhos para a gravadora americana Six Degrees, vertendo para o português liner notes, perfis e releases de seus artistas para o lançamento de seus discos no Brasil através da empresa Ginga P. Outro selo de world music para o qual tem colaborado é o Cumbancha. Para a Megatrax, empresa americana de música para produções e design de som, traduziu seu catálogo, com mais de 40.000 verbetes.

Anualmente, a convite do IBEU, dá palestras sobre música popular brasileira para estudantes universitários americanos em programa de intercâmbio cultural no Brasil.

Estudou fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Laje e na ABAF - Associação Brasileira de Arte Fotográfica e como fotógrafo, tem trabalhos publicados no The Brazilian Sound, na Billboard, na Beat e em outras publicações nos Estados Unidos. Mantém uma exposição online de suas fotos.

Frequentemente trabalha como consultor de jornalistas e produtores. Recentemente colaborou com o jornalista do Los Angeles Times Joe Robinson, numa matéria sobre a cena musical carioca. Também presta consultoria à gravadora Putumayo nos trabalhos de pré-produção de um documentário sobre música brasileira, ainda não filmado. Tem sido convidado para atuar em comissões do governo do estado formadas para selecionar projetos culturais que receberão seu apoio.